quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Selante dental

Durante muito tempo acreditou-se que a aplicação de selantes, tanto em dentes decíduos quanto em permanentes, era uma forma bastante prática e eficaz de se prevenir a cárie. Bastava ir ao dentista “selar” todos os dentes e pronto! Praticamente uma poção mágica e tudo estava resolvido. Mas esse uso indiscriminado não é mais aceito nos dias de hoje.

O selante é um material resinoso que, quando aplicado ao dente, forma uma uma película bem fininha criando assim, uma barreira física para a proliferação de bactérias e o acúmulo de alimentos.

Antigamente acreditava-se que a aplicação de selante em todos os dentes era um método preventivo bastante eficaz contra a cárie. Entretanto, muitos estudos revelaram que não é bem assim. Os selantes, na verdade, têm indicação específica.

Quando usar os selantes?

Os selantes devem ser aplicados em dentes que apresentam sulcos profundos, especialmente os permanentes jovens, como os molares, principalmente em crianças que têm um alto risco de cárie. Sulcos profundos dificultam uma higienização adequada. A aplicação de uma película “tampando” esses sulcos facilita a escovação. Além disso, crianças que têm uma alimentação rica em açúcar também merecem atenção quanto ao uso dos selantes. Mas, neste caso, é preciso uma mudança nos hábitos alimentares, pois somente o selante não será capaz de prevenir a cárie.
 
Por que os selantes são necessários?
Os dentes posteriores, os quais usamos para triturar os alimentos, contêm fissuras e fóssulas: pequenas ranhuras e depressões onde os restos alimentares e a placa bacteriana ficam retidos e se acumulam e onde as cerdas das escovas não conseguem limpar.
A cerda de uma escova de dente é muito larga para poder alcançar o fundo desses sulcos e fissuras. Formando uma película protetora, os selantes protegem o dente dos restos alimentares e da placa bacteriana, diminuindo, assim, o risco de cárie.

Em quem não deve ser aplicado?
Naquelas pessoas de baixo risco de cárie, com dentes que tenham sulcos e fóssulas rasas, o que permite fácil limpeza. Para ser feita a aplicação do selante, é necessário que a superfície do dente esteja limpa e seca e, portanto, o paciente deve ser colaborador. 
Existe algum inconveniente? Nenhum. Apenas deve ser aplicado quando o dentista tiver certeza de que no fundo dos sulcos não existem cáries.

Como são aplicados os selantes?
Leva cerca de poucos minutos para um dente ser selado.
Primeiro, o dente que vai ser selado deve ser limpo, depois, sua superfície rugosa é preparada e o selante é aplicado, ficando aderido à superfície rugosa do dente.


0 selante pode ser aplicado em pacientes adolescentes ou adultos?
Sem dúvida, desde que o paciente apresente risco de cárie, ou seja, presença de placa cariogênica, consuma guloseimas fora dos horários das refeições principais, esteja consumindo medicamentos que diminuam o fluxo salivar ou apresente mancha pré-cariosa nos sulcos e nas fissuras. 

0 selante necessita ser reaplicado?
Quando o selante é aplicado, ele "escorre" e penetra nas fóssulas e fissuras do esmalte do dente.
Durante a mastigação, irá ocorrer um desgaste natural dessa película protetora e por isso, para manter o efeito protetor, há necessidade de verificação periódica durante as visitas de retorno; assim, o dentista determinará se a reaplicação é necessária.
Pergunte ao seu dentista se você e seu filho podem se beneficiar com a aplicação de selantes em seus dentes posteriores.

Lembre-se: é o dentista quem deve dizer quando e como fazer a aplicação do selante. É um procedimento simples, rápido e que não dói. Mas a indicação correta é que vai determinar a eficácia do mesmo



Nenhum comentário:

Postar um comentário