terça-feira, 19 de abril de 2011

Cárie

            Este trabalho tem a finalidade de mostrar a importância de uma boa  higiene bucal, a boca desempenha um papel muito importante para o bom funcionamento do nosso organismo e para nosso desenvolvimento. Ela é a responsável pela fala (comunicação oral) e também pela mastigação dos alimentos, dando início ao processo de digestão. Sem contar a função estética que o sorriso desempenha. E para que o seu sorriso possa ficar sempre bonito e saudável, você precisa cuidar da sua saúde bucal, mantendo a sua boca devidamente higienizada e consultando sempre o seu dentista.
            A saúde bucal é importante porque a maioria das doenças e a própria saúde
começam pela boca. Por exemplo, se você não se alimenta bem, não conseguirá
ter uma boa saúde bucal, nem geral. Por isso, é fundamental manter uma boa
higiene e, conseqüentemente, ter dentes e gengivas saudáveis.

Definição:

·  O que é cárie:
            A cárie dentária é uma doença infecciosa e transmissível, causada por bactérias. Ela acontece quando há a associação entre placa bacteriana cariogênica, dieta inadequada e higiene bucal deficiente. Quando o açúcar entra em contato com a placa bacteriana, formam-se ácidos que serão responsáveis pela saída de minerais do dente.
            Os microrganismos cariogênicos, em ambiente favorável, formam colônias que aderem ao dente constituindo a placa bacteriana dental e acabam por promover uma desmineralização do esmalte dentário. Se este processo não for interrompido, a cárie se desenvolve, formando uma cavidade.
·       Como ela se processa:
            Sua ação se dá através da degradação de açúcares e sua transformação em ácidos que corroem a porção mineralizada dos dentes. O flúor juntamente com o cálcio e um açúcar, chamado xilitol agem inibindo esse processo, contudo o flúor deve ser usado com moderação, devido a sua alta toxicidade. Além disso, quando não se escovam os dentes corretamente e neles acumulam-se restos de alimentos, as bactérias que vivem na boca aderem-se aos dentes, formando a placa bacteriana ou biofilme. Na placa, elas transformam o açúcar dos restos de alimentos em ácido, que por sua vez corrói o esmalte do dente formando uma cavidade, que é a cárie propriamente dita. Vale lembrar que a placa bacteriana se forma mesmo na ausência de ingestão de carboidratos fermentáveis, pois as bactérias possuem polissacarídeo intracelulares de reserva.

.
·   Como se desenvolve:
             O desenvolvimento da cárie envolve a desmineralização sub superficial do esmalte por vários ácidos orgânicos fracos, que são produtos metabólicos de bactérias presentes na placa dental.
            O desenvolvimento destas lesões (manchas brancas) depende do equilíbrio dinâmico entre os elementos que favorecem a desmineralização, por exemplo, a presença de bactérias cariogênicas, a frequente ingestão de carboidratos fermentáveis e a remineralização destas áreas por saliva, como um processo reparador normal.
            Caso este equilíbrio seja alterado favorecendo a desmineralização do esmalte por um período prolongado, resultará primeiramente na mancha branca do esmalte, que na realidade é uma área hipomineralizada (com pouca concentração de mineral), o que permite a passagem de ácidos e íons para dentro e para fora desta área com maior facilidade.
            A lesão inicial é caracterizada pela perda de translucidez do esmalte, que Adquire aspecto de uma lesão branca, com superfície rugosa e sem brilho, e ausência de cavidade (buraco). Essa característica traduz o desequilíbrio ocorrido entre as fases de perda e ganho de minerais pelo esmalte. Lesões iniciais de cárie podem regredir quando o equilíbrio entre as fases de desmineralização e remineralização é favorecido
Prevenção:
            Escovar corretamente os dentes, massageando as gengivas, usando pastas dentais com flúor após as refeições (se tiver alergia ao flúor (rash), procure um creme dental com menos fluoreto, ou com outro tipo do composto, como o MFP ou o Fluoreto de Cálcio, ou ainda diminua a quantidade de creme
            Use o fio dental após as refeições e principalmente antes de dormir. O fio dental remove os restos de comida e a placa bacteriana nos locais onde a escova não chega.
            Evitar o consumo freqüente de bebidas ou alimentos açucarados, principalmente aqueles que agridem os dentes, como os refrigerantes; se o consumo excessivo de açúcar não pode ser evitado, procurar fazê-lo logo após as refeições, escovando os dentes logo de imediato.
            Não escove os dentes logo após o consumo de refrigerantes, como os mesmos "retiram" o esmalte, a escovação pode acabar desgastando-o. Espere pelo menos 15 minutos. (Cuidado! o pH da placa começa a cair após 5 minutos da ingestão de sacarose).
            Deve-se procurar o dentista ou o higienista oral pelo menos uma vez a cada 6 meses; este poderá detectar inícios de cáries e dar orientações quanto às técnicas de escovagem, uso de flúor, etc.
Transmissão:
            As crianças, principalmente de 6 meses a 4 anos, estão mais propensas a “contrair” a cárie. Pois, nessa fase elas entram em contato com muitas bactérias, que irão permanecer em sua boca durante toda a vida sem causar nenhum dano. Por esta razão, o organismo não produz anticorpos contra tais bactérias.

            Por isto, o adulto não deve beijar a criança na boca, se alimentar utilizando a mesma colher ou assoprar a comida, pois estará transmitindo as bactérias causadoras da cárie.
Algumas Imagens:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário