sábado, 25 de junho de 2011

Cresce mercado para dentistas de pacientes especiais

 
Valorização da auto-estima física e moral, suporte psicológico e atenção são as armas da odontologia destinada a pacientes especiais como diabéticos, portadores de HIV e de câncer. Aprofundar os estudos e desenvolver metodologia para atender esses pacientes são conceitos novos dentro do Conselho Federal de Odontologia, mas isso não é tudo. A humanização e a interação dos dentistas com outros profissionais de saúde é o que diferencia este trabalho.
Não adianta colocar a melhor prótese e não ver o paciente sorrir. Nesses casos especiais a biossegurança é fundamental, mas o nosso dever é conquistar o doente.
A dedicação de alguns dentistas trouxe dignidade para um grupo que muitas vezes sofre com a falta de infra-estrutura para atendê-los. Ainda assim o número de profissionais, aproximadamente 750 especializados no Brasil, é muito pequeno em relação à lista de pacientes.Muitos têm receio técnico, por falta de informação, e por ser um atendimento de alto risco.

A palavra-chave do atendimento a pacientes especiais é a abordagem multidisciplinar. Isso significa a integração de dentistas com outros profissionais da área de medicina.
dentista1_siteSegundo especialistas, a odontologia ultrapassa o limite da estética e passa a fazer parte de um quadro amplo da saúde do paciente. Isso requer mais tempo e conhecimento da patologia bucal e da doença por parte do profissional da Odontologia. 
A preocupação nesse tipo de atendimento supera o espaço do consultório e a cavidade bucal e integra muita psicologia e renovação da auto-estima do doente. Uma criança com câncer, por exemplo, é muito mais fragilizada do que as outras.
Outra área que ganha notoriedade a cada dia é a odontogeriatria.
Alguns profissionais atendem até mesmo em casa, 
principalmente idosos. E pensam em chegar também a pacientes com deficiência mental ou física.
idoso
A seleção natural faz com que 90% dos pacientes sejam idosos. Porém, a maioria deste grupo não atribui importância ao tratamento dentário.
A terceira idade pensa que não precisa mais de  dentes. A deficiência na alimentação causa problemas como anemia. E o temporo mandibular, articulação que está embaixo do ouvido, quando prejudicado, provoca surdez.
Na esperança de conseguir mudar esta idéia, é importante também orientar os pacientes e seus familiares na alimentação e higiene bucal.
O objetivo hoje é conquistar pacientes com problemas físicos e mentais, que encontram em casa o conforto e intimidade, facilitando o trabalho dos dentistas.



Um comentário:

  1. Layanna, este texto me fez refletir que o atendimento a pacientes especiais nos ensina muito sobre o atendimento de todos os outros pacientes. Afinal, estas premissas que são necessárias ao atendimento destes pacientes também me parecem necessárias em todos os atendimentos. Talvez estejamos nos esquecendo afinal que somos todos especiais.
    E que atenção, carinho, humanidade devem sempre estar presentes.
    .
    vlw

    ResponderExcluir