sábado, 25 de junho de 2011

diabetes e doença periodontal

Qual é a relação entre diabetes e doença periodontal?

Se você tem diabetes, deve saber que além dos problemas de saúde, a diabetes também está associada com a instalação e agravamento da doença periodontal.



O que é doença periodontal?

Doença periodontal é uma infecção que destrói o osso e demais tecidos que suportam o dente. Sua principal causa é o acúmulo de placa bacteriana, ou biofilme dental. No entanto, outros fatores, como o fumo e a diabetes podem acelerar o ritmo de destruição óssea.


Sem tratamento, a doença periodontal leva à formação de bolsas periodontais, sangramento gengival, mobilidade dos dentes e, por fim, à perda do dente.



Pacientes diabéticos apresentam até três vezes mais risco de desenvolverem doença periodontal do que não diabéticos. Indivíduos diabéticos com controle metabólico inadequado apresentam até 11 vezes mais risco de apresentarem perda óssea periodontal do que indivíduos sem a doença.

Além disso, sabe-se que diabéticos com doença periodontal apresentam piores resultados após o tratamento, bem como maior chance de recidiva de periodontite.



Influência da doença periodontal na diabetes

Além do efeito da diabetes sobre a doença periodontal, o inverso também acontece. Pacientes diabéticos que apresentam doença periodontal apresentam pior controle metabólico do que diabéticos sem doença periodontal. Isso acontece porque, como qualquer outra infecção, a doença periodontal aumenta a resistência tecidual à insulina.

Estudos mostram que o tratamento periodontal realizado em diabéticos é capaz de melhorar o controle metabólico destes pacientes.

Se você é diabético, é importante saber que:

- Diabéticos apresentam maior risco de desenvolver doença periodontal. Portanto, é importante consultar um periodontista com periodicidade.

- Diabéticos com doença periodontal apresentam um pior controle metabólico que diabéticos sem doença periodontal. O tratamento periodontal pode melhorar o controle metabólico, reduzindo os níveis de glicemia.

- O bom controle metabólico, com acompanhamento médico, uma boa higienização bucal, e consultas periódicas com o cirurgião dentista são importantes para manter uma boa saúde bucal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário