quinta-feira, 2 de junho de 2011

MEU ENTREVISTADO

                                   DR. ROGÉRIO DE AQUINO SARAIVA



QUAL A SUA NATURALIDADE?

Apesar de ter nascido em São Paulo (SP), me considero um pernambucano e mais ainda um cearense, por ter vivido a maior parte da minha vida nesses Estados. E, principalmente, por neles estarem minha família e grandes amigos. E, com a oportunidade de conhecer outros Estados do Brasil, tenho mais orgulho de ser brasileiro.


QUAL A SUA GRADUAÇÃO?

Possuo graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado (2007) e mestrado em Bioprospecção Molecular (2009) pela Universidade Regional do Cariri (URCA-CE). Atualmente sou doutorando em Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS). Possuo experiência em Química e Farmacologia de Produtos Naturais (inflamação), Modelagem Molecular, Toxicologia e Bioquímica de Organocalcogênios..


QUAL A IMPORTÂNCIA DESSE ÁREA EM RELAÇÃO A ODONTOLOGIA E A GENÉTICA?

A Bioquímica Toxicológica visa contribuir para as ciências biológicas e da saúde (incluindo a odontologia) com informações importantes, como por exemplo, o estresse oxidativo e as alterações metabólicas envolvidas durante processos patológicos ou a presença de substâncias exógenas que atuem como tóxicas. Um exemplo de projeto de pesquisa envolvendo odontologia, genética e bioquímica toxicológica seria, por exemplo, parâmetros de estresse oxidativo e estudo da expressão do fator de transcrição NF-kB no tecido conjuntivo gengival após a aplicação de uma substância irritante nos dentes.


QUAIS AS RAZÕES QUE O LEVARAM A SE DEDICAR NESSA ÁREA?

Sempre fui apaixonado por ciência, por querer entender o porquê das coisas, por querer contribuir com o conhecimento de alguma forma. Também tive amigos, familiares e professores que me incentivaram a buscar por isso.


HÁ ALGUM PROJETO OU PESQUISA QUE ESTEJA EM EVIDÊNCIA ATUALMENTE?

Sim. Meu projeto atual é avaliar as interações entre o disseleneto de difenila (um composto que possui selênio) e a enzima delta-aminolevulinato desidratase (enzima envolvida na síntese do heme e da clorofila nos autótrofos) por modelagem molecular, ou seja, usamos programas de computador que simulam essas interações. Compostos que são capazes de inibir a enzima delta-aminolevulinato desidratase podem ser tóxicos para o organismo.


GRADUADOS EM QUE ÁREAS PODEM FAZER ESSA PÓS GRADUAÇÃO?

Como a Bioquímica tem caráter multidisciplinar, qualquer profissional graduado nas ciências Biológicas e da Saúde (Biologia, Química, Farmácia, Biomedicina, Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Educação Fisica, Nutrição) pode fazê-la, desde que seu projeto de pesquisa seja direcionado a essa área.


COMO VOCÊ IMAGINA SEU FUTURO PROFISSIONAL?

Imagino estar lecionando numa Universidade e com um grupo de pesquisa, buscando contribuir para novas descobertas e para a formação de novos cientistas.


EM QUE FACULDADE ESTÁ CURSANDO SEU DOUTORADO?

Estou cursando o doutorado na Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria, RS, à 290 km de Porto Alegre).

Nenhum comentário:

Postar um comentário