terça-feira, 28 de junho de 2011

Publicação do Bom Dia Brasil

Edição do dia 27/06/2011

Fazer clareamento dos dentes por conta própria pode causar problemas

Dentistas alertam que fazer o tratamento sem acompanhamento pode causar sérios problemas na boca. O maior risco é que o uso indevido pode estragar todos os dentes de uma vez só.

Sorriso amarelo ninguém quer. Por isso, cada vez mais brasileiros estão clareando os dentes e, muitas vezes, por conta própria. Mas os dentistas dizem que fazer o tratamento sem acompanhamento pode causar problemas que podem levar à perda do dente.
Alguns produtos usados no clareamento podem ser comprados até em farmácias, mas, se usados sem acompanhamento, atacam a gengiva e o esmalte dos dentes. Veja os cuidados para ficar com um sorriso perfeito na reportagem de Dirceu Martins.
O clareamento de dentes está se popularizando cada vez mais, principalmente por causa da chegada de novos produtos às farmácias. Mas os dentistas alertam que fazer o tratamento por conta própria, sem acompanhamento, pode causar sérios problemas na boca.
De casamento marcado, a auxiliar jurídico Camila Machado e Souza decidiu clarear os dentes antes da cerimônia. O casamento deu certo, mas o clareamento: “Deu errado”, conta.
Ela deveria fazer em casa cinco aplicações do produto receitado por um dentista, mas parou na segunda: “Eu senti muita dor, muita sensibilidade, a minha gengiva também machucava”, explica Camila.
Teve que desistir do clareamento e procurar outro dentista. “Ela fez repetidamente, diariamente. Deveria ter sido dia sim e dia não, ou semanalmente”, afirma a dentista Zuleide Alves Ferreira.
O clareamento é feito produtos que contêm peróxido de hidrogênio, o mesmo elemento da água oxigenada. Ele é absorvido pelo esmalte e chega à dentina, a parte que dá a cor aos dentes. Quanto maior a concentração, maior o poder de clareamento.
Os especialistas da USP dizem que um ingrediente importante do clareamento dentário é o critério. Quem compra o produto na farmácia precisa seguir estritamente as instruções da embalagem. Mas o melhor é sempre contar com a orientação de um profissional.
Os dentes de cada pessoa têm características individuais e estas diferenças precisam ser consideradas na hora do tratamento. O maior risco é que o uso indevido pode estragar todos os dentes de uma vez só.
O professor de odontologia restauradora da USP Fernando Mandarino elogia os efeitos, mas lembra que deve ser tratado como medicação e não como cosmético: “Pode provocar sensibilidade, inflamação gengival. Se ultrapassar muito o tempo de uso do agente clareador, começa a desnaturar a estrutura dentinária, provocando o enfraquecimento do elemento dental”, explica.

Segundo os dentistas, não devem fazer o clareamento mulheres grávidas, menores de 15 anos e pessoas com muitas restaurações nos dentes. Os fumantes precisam fazer uma avaliação com o dentista para saber se é possível fazer o tratamento.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário