terça-feira, 28 de junho de 2011

Prevenção da saúde bucal começa na gestação!


Qual é a idade indicada para levar uma criança pela primeira vez ao dentista?

Prevenção da 
saúde bucal começa na gestação!
 Muitas mães, infelizmente, ainda pensam que a data é só após a formação total da dentição de leite ou no aparecimento dos primeiros dentes permanentes. E é aí que se enganam! Na verdade, a ida ao dentista deve ser realizada nos primeiros dias de vida e medidas preventivas são essenciais e devem ser iniciadas já na gestação pelas mamães.
Os primeiros dentinhos do bebê já começam se formar na quinta semana de gravidez e nessa etapa a futura mamãe precisa ter uma dieta balanceada rica em cálcio, fósforo e vitaminas A, B, C e D para assegurar uma boa estrutura dental à criança. “É na fase embrionária que também o paladar do bebê começa a ser desenvolvido. Por isso, é aconselhável que a gestante tenha uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, derivados de leite e carne, preferencialmente, de ave e peixe”. 
Os cuidados com alimentação das mães não param após o nascimento do nenê. Durante a amamentação, a dieta balanceada deve continuar, pois o próprio leite materno é cariogênico. Trabalhando com linguagem e ambientes diferenciados, os odontopediatras utilizam psicologia infantil para melhor lidar com os pequenos, tendo forte papel de educadores da saúde para pais e filhos. Entre as diversas técnicas, as mais utilizadas pelo especialista no atendimento infantil são as de condicionamento, através dos audiovisuais, reforço por símbolos, controle vocal e imitação, dinâmicas “falar-mostrar-fazer” e exercícios com a mão sobre a boca.
Para o recém-nascido, os cuidados em torno da limpeza bucal devem ser iniciados antes mesmo do aparecimento do primeiro dente, agregada a uma orientação nutricional, com uso consciente e limitado do açúcar. “A higiene oral é feita com uma fralda ou gaze umedecida em água filtrada, que é envolvida pelo dedo indicador dos pais e passada pela face interna da boca e língua após as mamadas”. A medida preventiva é mais uma ação educadora de higienização bucal para as crianças, agregando-a as suas atividades habituais.
DENTES DE LEITE – Com o surgimento dos primeiros dentinhos, é indicada a escovação deles e da língua com escova macia e creme dental sem flúor, que deve ser utilizado até os quatro anos da idade. A partir dos cinco, o creme, seguindo orientações sempre do odontopediatra, deve ser substituído por um com flúor. O uso do fio dental e a preferência por uma dieta pobre em açúcar, principalmente nos intervalos das refeições também são importantes para a saúde da boca.
A escovação deve ser supervisionada pelos pais ou responsável até a criança adquirir coordenação motora suficiente para realizar a atividade sozinha. Para a prevenção de cáries, além da escovação sempre após cada refeição e antes de dormir, pode ser feito o uso tópico com flúor a partir dos dois anos e meio de idade. A freqüência entre as aplicações vai depender das necessidades de cada paciente.
“Os dentes de leite são de vital importância na manutenção do espaço nos arcos dentários para os dentes permanentes e na estimulação do crescimento dos maxilares”. Em boa conservação, eles estimulam o crescimento do osso de sustentação dos dentes, são úteis na correta mastigação, auxiliando na digestão dos alimentos, e facilitam a articulação das palavras. Tão necessário conservá-los é reconhecer a hora de extrai os primeiros dentinhos. A perda precoce dos dentes pode resultar no mau posicionamento dos dentes adjacentes, em alteração na mordida da arcada dentária superior e inferior e crescimento anormal do dente antagonista.
A primeira dentição, apesar de ser temporária, é muito importante para estruturação da arcada dentária, guiando o nascimento na posição correta dos dentes permanentes. Para evitar problemas ortodônticos, os pais devem ficar atentos aos hábitos bucais dos filhos, como a sucção do dedo polegar, uso prolongado de chupeta e respiração pela boca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário