segunda-feira, 27 de junho de 2011

IMPLANTES DENTÁRIOS

saiba um pouco sobre o implantes dentários 

1- O que é implante dentário?
Implantes dentários são pinos confeccionados em titânio, que se parecem com parafusos, implantados na maxila e mandíbula através de uma pequena cirurgia.


É uma maneira de recolocar um dente ou um grupo de dentes perdidos. Permitem também estabilizar sua dentadura, trocar sua dentadura ou prótese parcial removível por uma prótese fixa e repor dentes perdidos sem desgastar os vizinhos. Ainda melhoram sua qualidade de vida, eliminando muitas das inseguranças associadas às dentaduras ou pontes móveis, além de aumentarem sua eficiência mastigatória e estética.

2- Qualquer pessoa pode fazer um implante dentário?
Não são todas as pessoas que podem receber implantes. Antes de dar início ao tratamento, é realizada uma cuidadosa avaliação para verificar se o paciente pode realmente passar pela cirurgia.
Essa avaliação consiste em exame clínico da boca no consultório, coleta de dados sobre a história médica (diabetes, alergias, uso de outros medicamentos, fumo, álcool, uso de drogas, etc.), radiografias ou qualquer outro tipo de exame que se faça necessário.
O implantodontista irá fazer o planejamento baseando-se em exames complementares, tais como: raio-x e/ou tomografia computadorizada para avaliar a quantidade de osso remanescente, modelos da boca para determinar o espaço disponível. Para a instalação de implantes dentários, é necessário uma mínima altura e espessura óssea que seja compatível com a instalação de implantes de bom tamanho, possibilitando a instalação de uma coroa protética com padrões estéticos ideais.


3- Como é a cirurgia? Posso ter dor?
A cirurgia é feita, normalmente, com anestesia local e são muito mais simples que outros procedimentos cirúrgicos odontológicos, como a extração de um dente incluso, por exemplo.
O pós-operatório é muito bom e a maioria dos pacientes não relata qualquer incômodo maior. Pode ocorrer um pequeno inchaço nos primeiros dias por se tratar de um procedimento cirúrgico, porém é uma condição controlada com medicamentos que o dentista irá prescrever conforme a necessidade. O desconforto varia de acordo com a extensão da cirurgia e do próprio organismo do paciente, mas não deve causar transtornos significativos.

4- O que é osseointegração?
Após a colocação do pino, que chamamos de fase cirúrgica, temos o processo de osseointegração, que é a etapa onde o implante se integra ao osso, apresentando-se fixo. Em geral, a fase da osseointegração dura de 3 a 4 meses, permitindo assim, passarmos para a última etapa que é a colocação na prótese definitiva.



5- Posso sofrer rejeição do implante dentário?
Não. O implante dentário é feito com titânio, um material biocompatível, portanto não é rejeitado pelo organismo. O que pode acontecer é o insucesso por falha na união do implante com o osso. Este fato representa um índice muito pequeno, cerca de 3% dos casos.

6- Ficarei sem dentes durante o tratamento?
Durante o seu tratamento com implantes dentários, o dentista terá condições de colocar em você uma prótese provisória, que será usada durante o período de cicatrização dos implantes dentários. Freqüentemente é possível ter um dente provisório fixo.

7- O que é enxerto ósseo?
Quando ocorre a perda de um dente, o osso que estava ao redor da raiz vai se perdendo gradativamente, em um processo chamado reabsorção óssea. Em casos que não há osso suficiente para fixação do implante, é necessário repor o osso perdido, através de cirurgias para a colocação do enxerto ósseo. Há diversas técnicas cirúrgicas e materiais utilizados no tratamento que vai depender da extensão e quantidade necessária. Os enxertos podem ser feitos previamente ou na mesma sessão da colocação do implante.

8- Qual a taxa de sucesso do tratamento com implante dental?
Há diversos fatores que influenciam o resultado final da cirurgia de implante, porém, quando feito em condições favoráveis, o sucesso no procedimento ocorre entre 95% e 98% dos casos.

9- A falta de dentes pode me prejudicar?
Sim. A falta de um ou mais dentes leva a todo um desequilíbrio da mordida e da musculatura das regiões vizinhas, causando uma perda estética, com aspecto de envelhecimento, e principalmente causam problemas de mastigação e dores na região da articulação dos maxilares.

O implante é, sem dúvida, uma solução eficiente, pois apresenta resultados ótimos, duradouros e esteticamente perfeitos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário