quarta-feira, 11 de maio de 2011

3º Fichamento
Condições periodontais e diabetes mellitus na população nipo-brasileira
Autores: Nilce E Tomita, Luiz E M Chinellato, Renata A Pernambuco, José Roberto P Lauris, Laércio J Franco e Grupo de Estudo de Diabetes em Nipo-Brasileiros.
Rev. Saúde Pública v.36, n.5,pp. 607-613. São Paulo out. 2002

“A abordagem epidemiológica da condição periodontal e sua associação com doenças sistêmicas, como o diabetes mellitus, pode oferecer importante contribuição para prevenir suas complicações.” (p. 607)
“Estudos realizados entre os índios Pima, que apresentam a maior prevalência de diabetes do mundo, mostram a doença como importante fator de risco para a periodontite. A perda de inserção periodontal e as perdas ósseas foram maiores para os indivíduos com diabetes, em todos os grupos etários.” (p. 608)
“Os mecanismos pelos quais o diabetes pode contribuir para a periodontite incluem mudanças vasculares, disfunção de neutrófilos, síntese de colágenos e predisposição genética,11 além de mudanças na microbiota gengival.” (p. 608)
“O diabetes mellitus é considerado uma das principais doenças crônicas que afetam o homem moderno e sua importância nas últimas décadas vem crescendo,em decorrência de vários fatores, tais como: maiores taxas de urbanização, industrialização, sedentarismo, obesidade, aumento da esperança de vida e maior sobrevida dos diabéticos.” (p. 609)
“O presente estudo transversal visou avaliar as condições periodontais e sua relação com o diabetes mellitus na população nipo-brasileira de Bauru, em São Paulo.” (p. 609)
“Os portadores de diabetes apresentaram percentuais mais elevados de bolsas profundas e perdas severas de inserção periodontal do que os indivíduos normoglicêmicos.” (p. 611)
“... as periodontites relacionadas a doenças sistêmicas são causadas pela placa bacteriana e exacerbadas pela condição sistêmica. Considera-se que os padrões de doença periodontal têm relação com a microbiota presente e são modificados pela situação sistêmica.” (p. 612)
“... a infecção periodontal pode dificultar o controle metabólico dos níveis glicêmicos em pacientes diabéticos.” (p. 612)
“A abordagem epidemiológica da condição periodontal e sua associação com doenças sistêmicas, como o diabetes mellitus, podem oferecer importantes contribuições para orientar a adoção de medidas de prevenção e controle dessas enfermidades.” (p. 612)


Nenhum comentário:

Postar um comentário