sexta-feira, 13 de maio de 2011

Um pouco da historia da odontologia



 A civilização do Vale do Indo apresentou evidência de odontologia praticada já em 7000 aC. Esta primeira forma de odontologia envolvidos curar distúrbios relacionados dente com brocas arco operado, talvez, por hábeis artesãos talão. A reconstrução deste antiga forma de odontologia mostraram que os métodos utilizados são fiáveis e eficazes.
 A suméria de 5000 aC texto descreve um "worm dente" como a causa da cárie dentária. A evidência dessa crença foi também encontrado na antiga Índia , Egito , Japão e China.  A lenda do worm também é encontrada nos escritos de Homero , e como até o século 14 dC, o cirurgião Guy de Chauliac ainda promoveu a crença de que os vermes causadores da cárie dentária.
 O Papiro Edwin Smith , escrita no século 17 aC, mas que podem refletir manuscritos anteriores já a partir de 3000 aC, inclui o tratamento de várias doenças dentárias. No século 18 aC, o Código de Hamurabi referenciado dental extração duas vezes em que dizia respeito à punição. O exame dos restos mortais de alguns antigos egípcios e greco-romanos revela primeiras tentativas dental prótese e cirurgia.
 Grécia Antiga estudiosos Hipócrates e Aristóteles escreveu sobre a odontologia, incluindo o padrão de erupção dos dentes, tratamento de cáries e doenças gengivais , a extração de dentes com forceps , e usando fios estabilizam dentes e mandíbulas fraturadas. Alguns dizem que o primeiro uso odontológico aparelhos ou pontes vem do etruscos já a partir de 700 aC. Novas pesquisas sugerem que 3000 aC No antigo Egito, Hesi-Re é o primeiro chamado "dentista" (o maior dos dentes).  Os egípcios substituição unem os dentes com fio de ouro. Roman escritor médico Cornelius Celsus escreveu extensivamente das doenças bucais, bem como tratamentos dentários, como decontenção emolientes e adstringentes.
 Historicamente, as extrações dentárias têm sido usadas para tratar uma variedade de doenças.  Durante a Idade Média e ao longo do século 19, a odontologia não era uma profissão em si, e muitas vezes os procedimentos odontológicos foram realizados por barbeiros ou geral médicos . Barbeiros normalmente limitada a sua prática para a extração de dentes que aliviaram a dor de dente e crônica associada a infecção.  Os instrumentos utilizados para extrações dentárias datam de vários séculos.  No século 14, Guy de Chauliac inventou o pelicano dentária (lembrando um pelicano “s bico” ) que foi usado até o século 18.  O pelicano foi substituído pelo dentista chave que, por sua vez, foi substituído por fórceps moderna no século 20.
 O primeiro livro com foco exclusivo em odontologia foi o "Artzney Büchlein", em 1530, e odontológico primeiro livro escrito em Inglês foi chamado de "Operador de Dentes", de Charles Allen em 1685. Foi entre 1650 e 1800 que a ciência da odontologia moderna se desenvolveu.  Diz-se que o médico francês do século 17 Pierre Fauchard começou a ciência odontológica como a conhecemos hoje, e ele foi chamado "o pai da odontologia moderna".  Entre muitos dos seus desenvolvimentos foram o amplo uso de prótese dentária , o introdução de produtos para obturação dentária como um tratamento para a cárie dentária ea declaração de que os ácidos derivados do açúcar, tais como ácido tartárico, são responsáveis pela cárie dentária.
 Houve um problema do charlatanismo na história da odontologia, e acusações de charlatanismo entre alguns dentistas persistem até hoje.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário