SAIBA UM POUCO SOBRE A ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DE JUAZEIRO DO NORTE (APAE-JN)
A APAE é uma associação beneficente, sem fins lucrativos, formada por pais, amigos e pessoas com deficiência intelectual que, unidos por objetivos comuns, buscam construir uma sociedade mais justa e igualitária.
Trabalham com determinação para eliminar os fatores que sustentam a exclusão das pessoas com deficiência, além de favorecer o seu desenvolvimento para uma vida com cidadania e dignidade.
Fundada em 1971 por pais de Excepcionais, surgiu com a missão de promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços e apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da Pessoa com Deficiência Intelectual, de ambos os sexos, a partir de zero ano, em regime de semi-internato e à construção de uma sociedade justa e solidária.
A entidade ao longo de sua história vem beneficiando pessoas com deficiência intelectual e suas famílias, quase todas carentes, e um número expressivo, em situação de risco econômico e social.
A entidade possui uma equipe multiprofissional, com cerca de 75 profissionais composta por psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, pedagogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, professores de educação física, psico-pedagoga, professores especializados e auxiliares, administrador, auxiliares administrativos, cozinheiros e serviços gerais. Para reabilitação destas pessoas são utilizados métodos e técnicas terapêuticas específicas, através de um conjunto de atividades individuais de estimulação cognitiva, sensorial e psicomotora, visando à reeducação das funções cognitivas e sensoriais dos mesmos.
O desenvolvimento do Movimento Apaeano desde o seu início, teve sua concepção filosófica sempre voltada para a defesa dos direitos, a participação das famílias e das próprias pessoas com deficiência, bem como a prestação de serviços voltados ao atendimento clínico e escolar. A equipe multidisciplinar é composta pelos setores de Assistência Social, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Pedagogia. Quando necessário, contam ainda com o apoio de profissionais parceiros voluntários de outras especialidades como medicina genética, neuropsiquiatria, odontologia, que muito contribuem na elucidação de diagnóstico, tratamento e realização de exames clínicos e laboratoriais.
A demanda chegada à instituição é acolhida primeiramente pelo setor clínico, mais especificamente pelo setor de Psicologia, responsável pelo procedimento da pré-triagem. Nesse momento inicial, o paciente, acompanhado dos pais ou responsáveis, é recebido pela psicóloga que passa a conhecer a queixa trazida, verifica a problemática, dá esclarecimentos a respeito da deficiência mental ou múltipla, autismo, ou ainda, disfunções neurológicas, o paciente é encaminhado para a triagem e, posteriormente, para os tratamentos clínicos. No entanto, se ele não se enquadrar nesses diagnósticos, é feito o encaminhamento para os serviços municipais que sejam necessários.
As triagens acontecem mensalmente, seguidas dos estudos de casos. Submetendo-se ao processo de triagem, o paciente é avaliado pelos 06 setores da clínica em uma mesma manhã. Cada setor avalia a sintomatologia apresentada e história de vida de cada paciente, buscando chegar à hipótese diagnóstica. Em seguida, a equipe se reúne para estudar cada caso e, junta decide os tratamentos necessários. É elaborada a entrevista devolutiva contendo o parecer da clínica para cada paciente. A entrevista devolutiva é dada pela assistente social, para os pais ou responsáveis. Nela constam informações acerca dos tratamentos, horários de atendimento, número de faltas permitidas sem justificativas; se necessário for, solicitação de exames, assim como a documentação necessária e assinatura do termo de responsabilidade com a instituição, entre outros dados.
Os atendimentos clínicos realizados acontecem, na maioria das vezes, semanalmente, com data e hora marcadas por cada profissional, de acordo com a disponibilidade dos pais ou acompanhantes. Tais atendimentos destinam-se à demanda interna (alunos da escola da instituição) e externa (pacientes que freqüentam apenas a clínica) e, podem ser realizados individualmente, como acontece com a maioria dos pacientes externos, ou em grupos de 05, como ocorre com a maioria dos pacientes internos.
No levantamento de dados anual realizado, verificamos que além de beneficiar a população do município de Juazeiro do Norte, outros 10 municípios da região também foram assistidos pelo setor clínico da APAE, que são:
• Barbalha
• Missão Velha
• Jardim
• Crato
• Milagres
• Antonina do Norte
• Grangeiro
• Caririaçu
• Araripe
• Lavras da Mangabeira
Realizam semestralmente, reuniões de pais, onde todo o corpo clínico está presente, disponível a esclarecimentos e informações. Discutem temas escolhidos ou sugeridos pelos próprios pais, sensibilizando os mesmos ou responsáveis a respeito da importância da família para o desenvolvimento satisfatório dos tratamentos realizados na instituição e, proporcionando maior integração entre pais e corpo clínico através de dinâmicas de grupo.
Entre os principais diagnósticos médicos confirmados, atendem pacientes com:
• Síndrome de Down
• Síndrome do X-Frágil
• Síndrome Alcoólica Fetal
• Síndrome de Moebius
• Síndrome de Williams
• Síndrome de Dandy-Walker
• Síndrome de Asperger
• Síndrome de West
• Kernicterus
• Autismo
• Seqüelas de meningite
• Neurocisticercose
• Paralisia cerebral
• Hiperatividade
• Hidrocefalia
• Mielomeningocele
• Microcefalia
• Macrocefalia
• Entre outras síndromes a esclarecer e condutas típicas.
As crianças que são encaminhadas à escolaridade serão matriculadas no “Instituto Psicopedagógico Eunice Damasceno”, escola mantida pela APAE, considerando-se o seu nível de escolaridade. A escola oferece os níveis de Educação Infantil, Ensino Fundamental (I ciclo), bem como Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional.
O trabalho pedagógico obedece as diretrizes curriculares propostas para o Ensino Especial, tendo registro no Conselho Estadual de Educação, funcionando conforme a LDB 9394/96. Oferece, de modo especial e intensificado a oportunidade de desenvolver as habilidades artísticas de seus alunos, já que os mesmos participam de aulas de DANÇA, ARTES CÊNICAS, ARTES VISUAIS, MÚSICA, INFORMÁTICA E ESPORTES. Os adolescentes, acima de 14 anos participam de oficinas de pré-profissionalização, tais como: Biscuit, Tapeçaria, Argila e Bordados. O produto das oficinas é comercializado em feira semanal promovida pela Prefeitura de Juazeiro do Norte. A partir do destaque nas aulas de música, teatro e dança surgiu a idéia de utilizar este recurso como instrumento facilitador do desenvolvimento em outros aspectos.
O grupo lançou, em 2003 o CD “Meninos da APAE”, tendo ampla repercussão
A Instituição atende a 560 pessoas com deficiência, conta com um quadro de 80 funcionários e tem à frente, como presidente, José Wilson Alves Coutinho. Alguns eventos acontecem a cada dois anos e marcam o Movimento Apaeno, de modo geral, são eles: O FESTIVAL NOSSA ARTE, as OLIMPÍADAS APAEANAS e o CONGRESSO NACIONAL DAS APAES.
Apresenta como projetos para captação de recursos o Sistema de TELEMARKETING, o programa APAENERGIA e SUA NOTA VALE DINHEIRO.
Eles Contam com o apoio de vários parceiros neste processo de construção de uma sociedade inclusiva.
Visitem-os: AV. LEÃO SAMPAIO, S/N, LAGOA SECA – JUAZEIRO DO NORTE –CE ou ligue pra gente: 3571 5868 3571 1387 (fone fax)
Nenhum comentário:
Postar um comentário